É com grande dor que precisamos informar que esta noite, vítima de uma improvisa doença, faleceu o Dr. Martinho Nhanca, representante oficial da AIFO na Guiné-Bissau e Coordenador Nacional do Programa de Controle da Lepra (Hanseníase). A pessoa que, desde 1978, consideramos como o pai amoroso, e com a devida autoridade, da AIFO no país, pelo fato dele se sentir parte da nossa alma e história.

Não é possível contar em poucas palavras a grandeza da sua vida, dos pontos de vista humano e profissional. Podemos somente dizer que é um pedaço de excelência da nossa história que vai embora.

Médico, desde sempre comprometido para a inclusão e a reabilitação física e social das pessoas atingidas pela hanseníase, no intuito de promover e afirmar os direitos e a dignidade de cada paciente, exerceu sua atividade, entre outros lugares, no Centro de Referência de Cumura, a Bissau.

Único dermatologista da Guiné-Bissau, a sua ausência será um duro golpe também para todos os pacientes de hanseníase do país.

Neste momento de tristeza, a inteira AIFO está próxima à família dele, a todo o pessoal do hospital de Cumura, aos nossos operadores e voluntários no país, a seus pacientes, a todos os doentes e ex-doentes de hanseníase que em décadas ele seguiu, curou, ajudou a reinserir na comunidade.

Bolonha, 22 de março de 2019

Os amigos da AIFO

É possível assistir a uma sua entrevista clicando no link seguinte:
http://www.aifo.it/progetti-nel-mondo/area-geografica/africa/guinea-bissau/articolo/gml-2018-intervista-al-dr-martinho-nhanca-dalla-guinea-bissau

Na foto da capa: Stefano Simoni, Coordenador Geral da BRASA, e Martinho Nhanca em Bolonha, abril de 2016.
Na foto em baixo: Martinho Nhanca, Stefano Simoni e Giovanni Gazzoli, Gerente de Projetos da AIFO e ex-Coordenador de AIFO no Brasil, em Pompeia, abril de 2016.

Martinho Nhanca Stefano Simoni Giovanni Gazzoli