A reportagem da Folha, publicada nesta Segunda-feira aponta novos dados do Ministério da Saúde em que 28.657 brasileiros foram diagnosticados com a hanseníase no ano passado, em 2018. Demonstrando um aumento do ano de 2016 em que o número de novos casos, foi de 25.214. Totalizando esse crescimento no período de dois anos em 14% depois de uma queda considerável que vinha acontecendo desde 2003.

A fundação japonesa Nippon, fechou uma parceria com o Ministério da saúde no Brasil e com a Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2017, lançando o projeto em 20 municípios do Brasil, nos estados do Maranhão, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí e Tocantins. O programa intitulado “Abordagens Inovadoras para intensificar esforços para um Brasil livre de Hanseníase”

O programa pode ser uma das causas do aumento do número de diagnósticos, como explica o médico dermatologista, Dr. Eduardo Manzano. Também fundador da Comsaúde, parceira da BRASA no Tocantins.

“No Tocantins teve um movimento muito grande para tirar a hanseníase das doenças negligenciadas […] O aumento do preparo dos médicos do serviço de saúde pública no Brasil e o aumento do número de postos de saúde nos municípios, fez com que o número de diagnósticos aumentassem de 2016 pra cá”.

O Ministério da Saúde também vê o crescimento de 14% entre 2016 e 2018 positivamente porque o dado, segundo o órgão, mostra que o SUS está mais apto para detectar a doença. Apesar disso, Manzano lamenta a insuficiência de médicos no serviço de saúde em várias regiões brasileiras. E o despreparo de muitos profissionais para tratar aqueles pacientes que estão diagnosticados com a hanseníase. 

Além disso, ele afirma que o preconceito continua sendo um fator limitante, que impede o indivíduo de buscar o tratamento. “Afasta muitos pacientes dos serviços de saúde. Eles preferem a doença, do que se enfrentar a sociedade e o preconceito da doença”.

A Comsaúde tem, entre suas causas, levar o tratamento e a informação sobre a hanseníase para as pessoas em situação de vulnerabilidade social, no estado do Tocantins.