O Projeto RERSUS- Cuidados Intermediários: confronto e transferimento de instrumentos de gestão do cuidado entre Itália e Brasil, no âmbito da cooperação internacional é importante dispositivo, que em sua temática específica, objetiva contribuir com a reflexão de saberes e práticas implicados com a produção de cuidado em saúde que considera as singularidades e multiplicidades de contextos diversos.
Deste modo, o Projeto RERSUS é uma aposta de intercâmbio entre os países para fortalecimento das discussões de cuidados primários/atenção básica por meio dos dispositivos dos cuidados intermediários, em proposição de reinvenção de práticas e objetiva favorecer a aquisição de competências no âmbito da gestão do cuidado.
Uma cooperação feita por diferentes entes e setores – universidades, gestão e serviços de saúde e organização não governamental – exige a construção de novas estratégias de parcerias e metodologias inovadoras para o desenvolvimento de suas atividades. (FIG 1)
No âmbito da parceria brasileira – universidade e terceiro setor – o projeto de extensão evidência o princípio da ação social como missão universitário. Neste contexto, a BRASA- Brasil Saúde e Ação – AIFO por meio do Projeto de Extensão Universitária se insere em contexto universidade em fortalecimento da indissociabilidade do ensino e pesquisa e a sociedade, permitindo o desenvolvimento de ações que atendam às necessidades das populações vulneráveis da sociedade.
No contexto dos cuidados intermediários, temática central o projeto, tem como ação a formação de profissionais inseridos no contexto do Sistema Único de Saúde para o desenvolvimento da assistência em suporte a criação de novas estratégias e serviços que garantam o acesso a cuidados mais adequados as novas demandas de saúde – assistência a população idosa em condições de cronicidade.