Passeio ciclístico alusivo ao Dia Mundial de Combate à hanseníase foi promovido no domingo do dia 30 de janeiro para a campanha nacional “Não esqueça da Hanseníase” do Movimento de recuperação de Hanseníase (MORHAN).
O evento foi mencionado no Jornal Impresso de Marituba, o Notícias Umary. As ações da campanha ocorrem de janeiro a março deste ano e foram financiadas pela Fundação Sassakawa com apoio da Associação BRASA.
O Coordenador do Morhan de Marituba, Edimilson Picanço celebrou os 41 anos da existência do núcleo no município e agradeceu a parceria da Gestora Municipal, Patrícia Mendes, lembrando também de outras parcerias essenciais na caminhada da instituição: “Estamos muito orgulhosos de sermos lembrados e noticiados neste importante jornal de Marituba, o que também nos encoraja a continuar fazendo o que sempre fizemos com orgulho que é defender os direitos e deveres das Pessoas Atingidas pela Hanseníase.”
Foi lembrado também como Centro de referência ao cuidado das pessoas acometidas pela doença, o parceiro da BRASA, Centro médico Marcelo Cândia. O jornal fez menção ao passado da cidade de Marituba que já abrigou hospital Colônia, lugar em que os enfermos eram obrigatoriamente levados para serem reclusos da sociedade e compulsoriamente afastados de suas famílias.