Há 13 anos, a AIFO lançava o seu primeiro balanço social, principalmente pelo compromisso com a transparência e com a clareza de dados. Expondo os resultados anuais e todas as informações necessárias para que se entenda bem o nosso modo de operar. Com objetivos propostos e efeitos causados com as ações que partem de um planejamento estratégico e diretrizes pré definidas.
Nós somos AIFO e enquanto BRASA, ficamos muito felizes em contribuir para os resultados da América Latina, especificamente no Brasil, sem as parcerias locais nos estados brasileiros, nada disso seria possível.
BAIXE AQUI O RELATÓRIO SOCIAL COMPLETO DE 2019
O objetivo da AIFO e consequentemente da BRASA, sempre foi contribuir para a construção e o desenvolvimento de uma comunidade inclusiva.
Sempre trabalhando pela ótica da saúde social, a AIFO contribui para que outras nações possam tomar passos importantes para o fortalecimento dos seus sistemas de saúde. Não apenas promovendo treinamentos médicos e desenvolvimento hospitalar, mas também trabalhando para que possuam estruturas mais ágeis nas periferias. O que garante a acesso à saúde, mesmo para as pessoas mais vulneráveis que vivem em áreas marginais, longe das estruturas centrais.
As iniciativas de desenvolvimento e cooperação na África, Ásia e América do Sul, nos países com o maior número de ações (Brasil, Índia, Moçambique e Mongólia) estão presentes nos Escritórios de coordenação.
No Brasil e na Índia, essas são associações reais vinculadas à AIFO, nós da BRASA (Brasil Saúde e Ação) representamos esse escritório no Brasil e na Índia com Amigos Confiança / Aifo Índia.
*planilha traduzida extraída do balanço social AIFO 2019
Beneficiários
A AIFO promove iniciativas de desenvolvimento comunitário, envolvendo pessoas afetadas pela hanseníase e pessoas com deficiência. As ações promovidas e gerenciadas pela entidade dedicam máxima atenção as necessidades das pessoas mais vulneráveis nas comunidades, em especialmente crianças, mulheres e as pessoas mais pobres.
As inciativas estão todas detalhadas minunciosamente no relatório.
São iniciativas baseadas em princípios de sustentabilidade, enraizadas na comunidade e amplificadas on-line com programas e com instituições locais existentes para maximizar seu impacto.
Os projetos com BRASA, podem ser acessados aqui.
Os beneficiários que eram 305.969 em 2018 e subiram para 326.112 em 2019.
Não foram apenas pessoas e crianças curadas da hanseníase, mas também indivíduos que receberam tratamento de outras complicações causadas pela hanseníase, de reabilitação sócio-econômica e ainda em ações sanitárias a favor da infância. Na América Latina foram 4.096 do qual 6.1% são crianças.
Comunicação e campanhas educativas da AIFO
AIFO tem uma plano de comunicação estruturado para informar e educar sobre as necessidades dos projetos, seus impactos e conseguir doadores recorrentes, tornando-os mais envolvidos e aproximando-os ao dia a dia da associação.
A continuidade das publicações, profunda e aprimora algumas questões, como a inclusão social de pessoas frágeis e, em particular, aquelas com deficiência, desenvolvimento sustentável, que continua sendo a bússola de ambos os projetos no exterior e treinamento, a questão de gênero.
Como de costume, esses e outros tópicos são tratados não apenas com a apresentação em cada edição de um projeto específico da AIFO, para o qual o “Doação do mês” e outras atividades no exterior na página dedicada para “AIFO Mondo”, mas também com informações específicas. É dado um espaço sistemático para as atividades da AIFO e seus grupos na Itália, apresentado como “boas práticas”, sujeito a uma maior divulgação entre membros e apoiadores, começando naturalmente com a Jornada Mundial da Juventude Pacientes com hanseníase (GML).
Em 2019, 7 edições foram publicadas, complementadas por 3 edições especiais # 2 minutos inteiramente dedicados à cooperação internacional através de projetos da AIFO, realizados no exterior, em que BRASA e seus projetos estão presentes. Um total de 349.600 cópias da revista foi distribuído durante 2019, incluindo edições especiais do suplemento # 2 minutos.