Há 13 anos, a AIFO lançava o seu primeiro balanço social, principalmente pelo compromisso com a transparência e com a clareza de dados. Expondo os resultados anuais e todas as informações necessárias para que se entenda bem o nosso modo de operar. Com objetivos propostos e efeitos causados com as ações que partem de um planejamento estratégico e diretrizes pré definidas.

Nós somos AIFO e enquanto BRASA, ficamos muito felizes em contribuir para os resultados da América Latina, especificamente no Brasil, sem as parcerias locais nos estados brasileiros, nada disso seria possível.

BAIXE AQUI O RELATÓRIO SOCIAL COMPLETO DE 2019 

Imagens do projeto RERSUS em niterói

O objetivo da AIFO e consequentemente da BRASA, sempre foi contribuir para a construção e o desenvolvimento de uma comunidade inclusiva. 

Sempre trabalhando pela ótica da saúde social, a AIFO contribui para que outras nações possam tomar passos importantes para o fortalecimento dos seus sistemas de saúde. Não apenas promovendo treinamentos médicos e desenvolvimento hospitalar, mas também trabalhando para que possuam estruturas mais ágeis nas periferias. O que garante a acesso à saúde, mesmo para as pessoas mais vulneráveis que vivem em áreas marginais, longe das estruturas centrais.

As iniciativas de desenvolvimento e cooperação na África, Ásia e América do Sul, nos países com o maior número de ações (Brasil, Índia, Moçambique e Mongólia) estão presentes nos Escritórios de coordenação.

No Brasil e na Índia, essas são associações reais vinculadas à AIFO, nós da BRASA (Brasil Saúde e Ação) representamos esse escritório no Brasil e na Índia com Amigos Confiança / Aifo Índia.

planilioa de discernimento dos projetos da AIFO *planilha traduzida extraída do balanço social AIFO 2019 

Beneficiários 

A AIFO promove iniciativas de desenvolvimento comunitário, envolvendo pessoas afetadas pela hanseníase e pessoas com deficiência. As ações promovidas e gerenciadas pela entidade dedicam máxima atenção as necessidades das pessoas mais vulneráveis nas comunidades, em especialmente crianças, mulheres e as pessoas mais pobres.

As inciativas estão todas detalhadas minunciosamente no relatório.

São iniciativas baseadas em princípios de sustentabilidade, enraizadas na comunidade e amplificadas on-line com programas e com instituições locais existentes para maximizar seu impacto.

Os projetos com BRASA, podem ser acessados aqui.

régua com números sociais conquistados pela AIFO em 2019

Os beneficiários que eram 305.969 em 2018 e subiram para 326.112 em 2019.

Não foram apenas pessoas e crianças curadas da hanseníase, mas também indivíduos que receberam tratamento de outras complicações causadas pela hanseníase, de reabilitação sócio-econômica e ainda em ações sanitárias a favor da infância. Na América Latina foram 4.096 do qual 6.1% são crianças.  

Comunicação e campanhas educativas da AIFO 

AIFO tem uma plano de comunicação estruturado para informar e educar sobre as necessidades dos projetos, seus impactos e conseguir doadores recorrentes, tornando-os mais envolvidos e aproximando-os ao dia a dia da associação.

A continuidade das publicações, profunda e aprimora algumas questões, como a inclusão social de pessoas frágeis e, em particular, aquelas com deficiência, desenvolvimento sustentável, que continua sendo a bússola de ambos os projetos no exterior e treinamento, a questão de gênero.

Como de costume, esses e outros tópicos são tratados não apenas com a apresentação em cada edição de um projeto específico da AIFO, para o qual o “Doação do mês” e outras atividades no exterior na página dedicada para “AIFO Mondo”, mas também com informações específicas. É dado um espaço sistemático para as atividades da AIFO e seus grupos na Itália, apresentado como “boas práticas”, sujeito a uma maior divulgação entre membros e apoiadores, começando naturalmente com a Jornada Mundial da Juventude Pacientes com hanseníase (GML)

Em 2019, 7 edições foram publicadas, complementadas por 3 edições especiais # 2 minutos inteiramente dedicados à cooperação internacional através de projetos da AIFO, realizados no exterior, em que BRASA e seus projetos estão presentes. Um total de 349.600 cópias da revista foi distribuído durante 2019, incluindo edições especiais do suplemento # 2 minutos.