Parceira direta da BRASA, A Aifo Libéria vem realizando um projeto chamado DASU (Disability and Startup), que atua em diversas frentes na empregabilidade e capacitação da pessoa com deficiência em condados do país africano, como Bong, Nimba, Grand Gedeh e Monsterrado.
As aulas foram feitas residencialmente no condado de Bong, em Gbarnga, no mês de Fevereiro deste ano.
O objetivo primordial da DASU é melhorar o desempenho econômico e dar mais autonomia às pessoas com deficiência, por meio de habilidades de negócios sociais para a geração de uma renda e uma vida sustentável. Visto que independência financeira é um dos principais problemas, que a pessoa com deficiência se depara.
O trabalho espera alcançar 120 pessoas, empoderando-as financeiramente com concessões e empréstimos a planos de negócios apresentados pelos participantes do curso e analisados por uma comissão. Chiari Chimirri é a facilitadora do curso, é membro do Departamento de economia da Universidade de Florença na Itália.
Chimirri contou na última edição da Newsletter do projeto DASU que o treinamento é uma oficina para novos facilitadores. “É para formar novos instrutores e multiplicar o conhecimento […] É importante formar um ambiente em que a pessoa com deficiência se sinta bem-vinda para trabalhar, até porque isso não é nenhum problema a se resolver e sim uma situação para se lidar no cotidiano.”