Vinte e um de março é Dia Internacional da Síndrome de Down. Para tanto, a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funnad) organizou uma vasta programação para lembrar a data. Como instituição de referência no atendimento à pessoa com deficiência, a Fundação vem procurando criar espaços onde as diferenças sejam reduzidas e sejam abertos diálogos para construção de uma sociedade mais informada sobre Síndrome de Down.
Este ano a Funad vai oferecer, também na quarta-feira pela manhã, uma ação para avaliação de acuidade visual, cores e contraste dos usuários da instituição e visitantes com Síndrome de Down. Os exames serão feitos na sala de oftalmologia da Coordenadoria de Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual (Codavi). Após a triagem, serão encaminhados ao oftalmologista e os usuários que forem avaliados com necessidade em estudo de caso para devidos tratamentos.
Na quinta-feira (22), a partir das 14 horas, será a vez de celebrar as conquistas da pessoa com Síndrome de Down, com a Balada 21, no Auditório Antonio Paulino. É uma festa com DJ, coordenada pelos reabilitadores, que encerrará as atividades alusivas ao Dia da Pessoa com Síndrome de Down este ano.
O que é – A Síndrome de Down é uma condição genética caracterizada pela presença de um cromossomo a mais nas células da pessoa, e por isso é também chamada de Trissomia do cromossomo 21.É um acidente genético que ocorre, geralmente, ao acaso, durante a divisão celular do embrião, e sua causa é até o momento desconhecida. No Brasil, estima-se que a incidência seja de uma criança com SD a cada 600 nascimentos. (material reproduzido do Portal de Notícias PB Agora – https://www2.pbagora.com.br/noticia/paraiba/20180319102831/programacao-vai-lembrar-dia-internacional-da-sindrome-de-down, produzido dia 19/03/2018)