O “Combate à infodemia” se propõe a produzir e a disseminar materiais informativos sobre a prevenção ao coronavírus de forma acessível para pessoas com deficiência.
A cidade do nossos parceiros da Associação de Deficientes físicos (ADEFIS) de Santarém decretou o “lockdown” na semana passada. Com poucos leitos de UTI, o sistema público de saúde do município já anuncia colapso.
Com essa preocupação voltada às pessoas com deficiência, a ADEFIS elaborou um projeto junto a BRASA, a AIFO e a Arquidiocese de Santarém para comunicar de forma mais adequada a esse grupo de risco. E principalmente, para combater as informações falsas e incorretas (fake news) a respeito do vírus.
A proposta da ação é fazer com que redes sociais, materiais impressos e rádio sensibilizem a população a comportamentos para evitar o contágio da COVID-19, com específica atenção às pessoas com deficiência física e psicossocial.
Para a divulgação do conteúdo, a ADEFIS conta com as mídias sociais (Facebook, Instagram, YouTube) e sites web, rádio, material impresso (especialmente para as comunidades mais carentes, onde é limitado o uso do celular e/ou dos planos de dados) e canais digitais peer-to-peer como WhatsApp e Telegram.
Os materiais vão conter informações sobre como evitar a transmissão do vírus e serão elaboradas com a participação dos profissionais da área de saúde da região tais como médicos, enfermeiros e pesquisadores das universidades.
O material será realizado com especial cuidado para ter uma linguagem simples e ao alcance da população com menor instrução formal, com amplo uso de imagens ilustrativas, e a edição final do material audiovisual produzido terá os recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência quais LiBras, legendas e, na internet, uso da tag #PraCegoVer.
O projeto “Combate à Infodemia” foi aprovado pelo Serviço de Intervenções Caritativas no Terceiro Mundo da Conferência dos Bispos da CEI, e financiado com fundos do 8×1000 da declaração de impostos de renda dos cidadãos italianos e se iniciará ainda no mês de Maio.
Alguns exemplos de materiais visuais da campanha de combate ao contágio do COVID-19:
Clique na imagem para obter informações em libras.