O Projeto RERSUS – Cuidados Intermediários: troca e transferência de tecnologias de gestão entre Brasil e Itália, tem como principal objetivo a favorecer o desenvolvimento e aquisição de competência organizacionais e de gestão, por meio de intercâmbio com a Região Emília-Romanha e as experiências brasileiras de Niterói e Nova Friburgo, a fim de apoiar os processos de implementação de Unidades de Cuidados intermediários enquanto uma no Brasil. Nova Friburgo com aproximadamente 190 mil habitantes fica na região serrana do Rio de Janeiro  e  será um dos cenário de experiência piloto para o desenvolvimento e implementação dos Cuidados Intermediários no Brasil.
Neste âmbito, no último dia 02 de abril, foi realizado um ciclo de reuniões e encontros no município. O evento contou com um cronograma intenso de debates com o Prefeito Dr. Renato Bravo, da Secretária de Saúde Dra. Tânia Trilha e Gestores do Grupo Técnico das áreas de Atenção Hospitalar, Atenção Básica e Vigilância em Saúde, e trabalhadores da Rede de Saúde de Nova Friburgo.
O início da jornada foi na Secretaria de Saúde com uma reunião com a apresentação das estruturas e organização da Rede de Atenção à Saúde de Nova Friburgo, a partir de profícuas reflexões sobre o projeto de implementação de uma Unidade de Cuidados Intermediários e as necessárias reorganização da rede para receber o novo dispositivo, para atender com mais qualidade de eficácia as novas demandas de cuidado, dentre estas a população com doenças crônicas.
Em seguida, ainda como pauta do mesmo espaço o planejamento da formação, principal escopo de atividade do Projeto RERSUS, deu-se de modo a se priorizar o protagonismo da rede viabilizando a partir da organização dos serviços o desenvolvimento do curso. Com início previsto para metade de maio e com duração até novembro, o curso de aperfeiçoamento – Gestão em saúde, cuidados intermediários e atenção básica – será desenvolvido pela Universidade Federal Fluminense, com o apoio dos demais parceiros do Projeto RERSUS, e prevê a troca e transferência de tecnologia de gestão em saúde, com foco nos Cuidados Intermediários e Atenção Básica. A formação priorizará o cotidiano dos serviços como campo rico de debate e de construção de novos saberes. Valendo-se de metodologias ativas para seu desenvolvimento contará com oficinas de trabalho e dinâmicas  trazendo o trabalhador como protagonista de sua própria formação. Neste sentido, a construção compartilhada do cronograma, do suporte da tutoria, dos encontros e entre outros fatores, são pontos fundamentais para o bom desenvolvimento da formação.
Ao final da manhã seguimos para uma visita em uma das unidades da rede de saúde que será ponto de rede para a Unidade dos Cuidados Intermediários a ser implementada em Nova Friburgo.
No período da tarde, a aproximação com os trabalhadores aconteceu em  Mesa Redonda em que participaram em abertura o Prefeito e a Secretária de Saúde, e como debatedores o Prof. Dr. Ardigò Martino da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul que apresentou e discutiu a importância da cooperação internacional e o desenvolvimento de projetos neste âmbito; a Coordenadora Geral  do Projeto pela Associazione Italiana Amici di Raoul Follereau – AIFO Mírian Ribeiro trazendo o cenário italiano dos cuidados intermediários e apresentando o Projeto RERSUS; e o Prof. Dr. Paulo Eduardo Xavier de Mendonça contextualizando a experiência brasileira e as necessidade de reorganização das Rede de Cuidados.
Os debates com os trabalhadores deixam claro a importância de criação de novas estratégias e da reordenação da rede para melhor atender às demandas da população, principalmente os doentes crônicos. Muitos pontos fortes e estratégias já existente foram debatidas como potencializadores para nova experiência. Os trabalhadores e gestores da rede de saúde de Nova Friburgo durante as produtivas atividades do dia demonstraram envolvimento e comprometimento com a proposta do Projeto RERSUS, e operativos na implementação e funcionamento da Unidade dos Cuidados Intermediários no Município.

RERSUS é um projeto piloto que foca na comparação operacional e na transferência de ferramentas de gestão no âmbito dos “Cuidados Intermediários” de saúde entre Itália e Brasil.
Cuidados intermediários são aqueles que se colocam no meio entre os tradicionais hospitalares, com alto conteúdo de ferramentas de “tecnologia dura” (maquinários de diagnóstico e tratamento), remédios e cirurgias, e os cuidados básicos e domiciliares.
Proponente do projeto: Associação Italiana Amigos de Raoul Follereau (AIFO).
Parceiros: Universidade de Bologna, Universidade de Parma, Universidade Federal Fluminense, Empresas de Saúde Pública Local de Módena, Parma e Romagna, Município de Castelfranco Emilia, Associação Brasil Saúde e Ação (BRASA).