Até que ponto as mudanças percebidas representam um processo de reestruturação produtiva ou transição tecnológica na saúde? E as contribuições para o futuro do SUS? São essas algumas perguntas que o Professor Túlio Batista Franco procura responder com o lançamento do livro: “Trabalho, cuidado e Transição tecnológica na saúde: Um olhar a partir do sistema Cartão Nacional de Saúde”.

Lançado em agosto deste ano pela Editora da Rede Unida,  o material é produto da tese de doutorado que se desafia a profundar no complexo mundo do trabalho em saúde, tendo como foco sua micropolítica em que o centro do debate é a perspectiva do cotidiano de trabalhadores e trabalhadoras, usuários e usuárias, no cuidado em saúde.

Leia também: Coordenador da BRASA fala dos desafios na inclusão da pessoa com deficiência para projeto que traça ponte entre Brasil e Alemanha

“Tecnologias de Inteligências são aplicadas na saúde há muitas décadas, mas na escala e diversidade de solução que se viu durante a Pandemia, em especial na Atenção Básica em Saúde, é algo inusitado. Esse fenômeno merece ser estudado como solução de tecnologia de cuidado, não substitutiva às formas presenciais, mas adicional às já existentes. Importante pesquisá-lo também para entender as múltiplas possibilidades criadas tanto nas propostas de tecnologia de interação via remota com pessoas e comunidades usuárias do SUS, e por consequência os efeitos para o cuidado em saúde.” – Explica o Professor Franco (DMPS/UNICAMP, 2003) na Apresentação do Livro.

TRABALHO, CUIDADO E TRANSIÇÃO TECNOLÓGICA NA SAÚDE: UM OLHAR A PARTIR DO SISTEMA CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE

A Associação Brasileira Rede Unida reúne projetos, instituições e pessoas interessadas na mudança da formação dos profissionais de saúde e na consolidação de um sistema de saúde equitativo e eficaz com forte participação social. Sua principal força é a parceria entre universidades, serviços de saúde e organizações comunitárias. Não se trata de qualquer parceria: trata-se de uma modalidade de co-gestão do processo de trabalho colaborativo, em que os sócios compartilham poderes, saberes e recursos.

A tese foi desenvolvida sob orientações do Professor Emerson Elias Merhy que também compõe a Rede Unida, parceira na BRASA no projeto RERSUS – Laboratórios de Cuidados intermediários na Saúde. 

Mais sobre o RERSUS.