Em uma realidade dramática de covid-19 e da constante tentativa de desmonte do sistema único de saúde (SUS), a Rede Unida inaugura o seu 14º Congresso Internacional em Niterói, neste ano de maneira virtual e contando com a presença de parceiros ao redor do mundo, para debater as realidades e estratégias da saúde na pandemia.
O encontro é a condição para compartilhar experiências de vida, trabalho, e produzir novos mundos. Neste congresso seremos multidão, cúmplices do futuro generoso para a ciência, educação e saúde. A alegria é nosso melhor dispositivo, e é com a potência que ela proporciona que reuniremos as vozes que anunciam suas narrativas de vida e luta pelo SUS, os braços que se abraçam nas vitórias moleculares do cotidiano, pensamentos que criam a cada dia mundos possíveis, comunitários, habitados pela solidariedade, a paz, e muita esperança.
A BRASA estará presente com outros representantes de organizações e movimentos sociais das áreas da educação e da saúde, trabalhadores da saúde, usuários do SUS, pesquisadores, estudantes, professores, e gestores.
O Coordenador da BRASA, Stefano Simoni estará mediando uma mesa de debates na sexta-feira, dia 30 de outubro para falar do papel da cooperação internacional do desenvolvimento da atenção em saúde e do exército da cidadania no âmbito das comunidades.
Junto a ele, estará a colaboradora da BRASA pelo projeto Vozes Femininas, Juliana Russo, para dividir os aprendizados e experiências das rodas de conversa e empoderamento feminino em um ano incomum.
O evento todo é transmitido pela página de Youtube da Rede Unida
A Rede Unida reúne projetos, instituições e pessoas interessadas na mudança da formação dos profissionais de saúde e na consolidação de um sistema de saúde equitativo e eficaz com forte participação social.