Um evento internacional nos dias 29, 30 e 31 de outubro de 2018 reunirá em Brasília especialistas do Brasil, da Dinamarca, da Espanha, de Portugal, do Reino Unido e de países da América Latina, para troca de experiências sobre a avaliação da deficiência que atenda à Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência.
A União Europeia e o Ministério dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, promovem nos dias 29, 30 e 31 de outubro, em Brasília, o Seminário Internacional sobre a Avaliação da Deficiência. Com apoio dos Diálogos Setoriais UE – Brasil, o evento contará com especialistas brasileiros, europeus e de outros parceiros internacionais para debater os modelos de avaliação da deficiência que atendam ao conceito de deficiência trazido pela Convenção da Nações Unidas sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência de 2006.
O objetivo é trocar experiências com países que já alteraram suas legislações ou estão em processo de mudança do modelo de avaliação da deficiência puramente médico (CID) para uma forma que possui uma definição mais abrangente da deficiência (CIF), considerando impedimentos de natureza física, sensorial, mental e intelectual em interação com as barreiras do ambiente.
No Brasil, o processo de transição de um modelo puramente médico da deficiência para um modelo biopsicossocial, estabelecido pela Convenção e corroborado pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, está em andamento. O evento, que terá painéis e debates sobre as experiências nacionais e internacionais no âmbito da avaliação da deficiência, permitirá uma comparação do modelo que se pretende implantar no Brasil com aquele de outros países.
Leia a íntegra da matéria no site da União Europeia