A síndrome de Down (SD) torna-se realidade na vida de um casal na hora da concepção de uma criança. A SD não é uma doença, mas uma condição da pessoa associada a algumas questões fisico-cognitivas. O vídeo acima, O começo da vida, foi produzido pela Maria Farinha Filmes (www.mff.com.br), que acredita que uma história bem contada pode realmente fazer a diferença na forma como as pessoas veem o mundo.
Considerando as diretrizes de atenção à pessoa com SD, nasce no Brasil uma criança com SD a cada 600 e 800 nascimentos, independente de etnia, gênero ou classe social, sendo a SD a alteração cromossômica mais comum em humanos e a principal causa de deficiência intelectual na população mundial.
No Brasil, estima-se que, entre crianças, adolescentes e adultos, já tenhamos uma população de portadores da Síndrome de Down que esteja perto de 300 mil pessoas. A maioria, claro, é carente, pobre, sem orientação, sem informação, sem condições de frequentar clínicas de estimulação precoce (são raras no Brasil) ou escolinhas especializadas (mais raras ainda).
Atualmente, no mundo inteiro, de acordo com o Projeto Down (http://www.projetodown.org.br/) a cada minuto, nascem 18 bebês com problemas de formação, o que significa 9,8 milhões de bebês por ano. A Síndrome de Down, na área das síndromes genéticas, é a de maior incidência: 91%.
Dados do IBGE do Censo 2010, revelam também que 25 brasileiros com SD estão matriculadas em curso superior ou já concluíram sendo que todo ano, entre 50 e 60 pessoas com a Síndrome iniciam um curso profissionalizante.
Mergulhe no Universo Down
www.tuasaude.com/sindrome-de-down/
www.infoescola.com/doencas/sindrome-de-down/