AIFO Comunica à Imprensa / Bolonha 10 de Fevereiro de 2020 – A nona edição do “Laboratório ítalo-brasileiro de treinamento, pesquisa e práticas em saúde coletiva” será realizada em Bolonha, de 17 a 22 de fevereiro de 2020, que desde 2014 envolve várias instituições públicas e organizações italianas e brasileiras do terceiro setor, em Bolonha, em particular a Região Emilia-Romanha (Agência Regional de Saúde) e a Associação Brasileira “Rede Unida”, que reúne instituições e pessoas interessadas em consolidar um sistema de saúde justo e eficaz.
O laboratório visa facilitar o intercâmbio de conhecimentos e experiências no campo da atenção básica, respondendo ao cenário atual de transição epidemiológica, devido ao envelhecimento da população e ao consequente aumento de doenças crônicas, nas quais os sistemas de saúde são chamados a repensar suas práticas gerenciais e operacionais.
A apresentação dos resultados do projeto estratégico “RERSUS – Atenção intermediária: comparação e transferência de ferramentas de gestão entre Itália e Brasil”, promovida pela região de Emilia-Romanha, gerenciada e coordenada pela AIFO / BRASA (Associação Brasileira de Saúde e Ação), será central no programa. Da Itália, participaram três empresas públicas sanitárias (de Modena, Parma e Romagna), duas universidades (UNIBO e UNIPR) e um município (Castelfranco Emilia) da região. Já do Brasil, duas universidades (Federale Fluminense – UFF; Rio de Janeiro – UNIRIO) e dois municípios brasileiros (Niterói e Nova Friburgo).
O planejamento, por meio de um processo de troca e capacitação, garantiu apoio à leitura de necessidades e ao desenvolvimento de soluções adequadas, com vistas à transferência de habilidades em termos de cuidados intermediários, partindo do modelo proposto pela região de Emilia-Romanha.
Durante o evento, será apresentada uma reportagem fotográfica de Bianca Maldini, “Territórios em Diálogo”, sobre o caminho e as atividades do projeto RERSUS.