A Relatora Especial das Nações Unidas para a Eliminação da Discriminação contra as Pessoas Afectadas pela Hanseníase e seus Familiares, Alice Cruz, publicou um primeiro relato inicial sobre a visita oficial dela no Brasil. Este documento representa apenas uma primeira restituição com relação aos encontros e visitas que a Relatora Especial teve no Brasil entre o dia 7 e o dia 14 de maio de 2019.

A seguir apresentamos algumas declarações significativas da Relatora Especial Alice Cruz, e o link para baixar a íntegra do documento.

“Durante a visita oficial, mantive consultas e diálogos com os governos federal, estaduais e municipais em Brasília, Rio de Janeiro e Belém do Pará, bem como com representantes da sociedade civil organizada, membros da academia e profissionais nas áreas da saúde, assistência e justiça. Conversei com pessoas afectadas pela hanseníase e seus familiares em diversas comunidades, tais como Curupaiti, Rocinha, Marituba e ilha do Combu.
É com muito prazer que apresento, em seguida, algumas das minhas observações preliminares, salientando que as principais descobertas e as recomendações que elaborarei após uma análise detalhada e cuidadosa, serão divulgadas num relatório que apresentarei ao Conselho de Direitos Humanos em Junho de 2020. Estas observações preliminares não reflectem todos os assuntos que me foram apresentados, nem a totalidade das medidas implementadas pelos diferentes níveis federal, estaduais e municipais de governo do Brasil para o enfrentamento da hanseníase e da discriminação que lhe está associada”.

Alice Cruz, Relatório inicial sobre a visita oficial no Brasil, no site das Nações Unidas