Educadores (as) do Espaço Cultural Vila Esperança e parceiros (as) do Casarão Cultural Rosinha do Brejo oferecem vivências artísticas às crianças e pré-adolescentes.
A Vila Esperança iniciou no dia 11 de março uma série de atividades artísticas e culturais direcionadas aos estudantes da Escola Puricultural Odé Kayodê, egressas e demais crianças das escolas da cidade de Goiás. Além das oficinas e vivências já desenvolvidas no espaço ao longo de seus quase 30 anos, o projeto Artes na Vila traz também atividades propostas pelos artistas do Casarão Cultural Rosinha do Brejo.
A relação do Espaço Cultural Vila Esperança com arte e cultura é fundamental e se encontra nas raízes deste lugar, permeando constantemente a educação de crianças, adolescentes e adultos que frequentam a Vila e também a Escola Ode Kayodê.
O Projeto Artes na Vila surge em 2019 a partir do desejo de estreitar os vínculos entre as artes, a educação e as culturas, oferecendo uma experiência ampla e diversificada, aberta para todas as crianças da Cidade de Goiás. As atividades acorrem nas tardes de segunda a sexta-feira, quando são ofertadas vivências já tradicionais do Espaço, além de novas oficinas propostas por artistas parceiros. “Educar, ensinar através de experiências concretas e palpáveis, permitir que a criança aprenda na prática, com profissionais experientes e interessados em compartilhar seu conhecimento” assim é definido o projeto por Lucia Agostini, coordenadora do Artes na Vila.
Educadoras e educadores da Escola Pluricultural Odé Kayodê e Espaço Cultural Vila Esperança oferecem as vivências: Brinquedoteca Alegria do Povo, Capoeira Angola, Cine Vila, Jongo, Oficina das Letras, Percussão, Rádio da Vila, Samba de Roda e Maculelê.
Algumas atividades já possuem, a alguns anos, grupos avançados constituídos pelas crianças da Vila, egressas, jovens e adultos, como é o caso do Grupo de Capoeira Angola Ouro Verde, do Grupo de Jongo Malungos de Angola e os YouTubers da Rádio da Vila responsáveis pelo canal na internet e pelos programas que vão ao ar diariamente em duas rádios da cidade de Goiás.
Outras propostas, como a Brinquedoteca e o Cine Vila, por algum tempo estiveram direcionadas às crianças da Escola Odé Kayodê, mas atualmente, por meio do Artes na Vila voltaram a ser amplamente oferecidas para as demais crianças e adultos da cidade que desejam participar. Na Brinquedoteca Alegria do Povo as crianças participam de atividades lúdicas dirigidas e também tem acesso a um vasto acervo de brinquedos e jogos. Já o Cine Vila tem uma interessante programação de exibições de filmes na Casa da Lua, ocorrendo semanalmente às terças-feiras, intercalando: uma semana sessões infantis (17h30) e na outra filmes para adultos (19h30). As sessões são abertas à comunidade em geral e totalmente gratuitas.
Leia a matéria completa no site da Vila Esperança