O Projeto Bem viver se consolida a cada vez mais na cidade de Santarém com o exemplo efetivo de pessoas com deficiência incluídas no mercado de trabalho.

Graças ao acompanhamento dos agentes de inclusão, capacitados pela equipe técnica da ADEFIS, os sócios atendidos obtém a confiança para buscar a autonomia e a demandar os meios necessários para isso, como capacitações, espaços acessíveis, reabilitação e até mesmo as vagas para trabalhar em empresas. Todos direitos da pessoa com deficiência.

Este trabalho foi concebido em parceria com a BRASA, Organização da sociedade civil que faz consultoria, monitora e auxilia na captação de recursos para que as atividades do Bem viver sejam possíveis.

A longa parceria entre as duas instituições vem trazendo bons resultados para o movimento de inclusão da pessoa com deficiência, você pode conhecer mais sobre, no link.

Na última entrega de certificados para os cursos Informática, Auxiliar Administrativo e empreendedorismo.

Os sócios da ADEFIS compartilharam suas perspectivas da experiência de formação:

“Eu ficava sozinho em casa, não tinha nada para fazer, gosto muito de aprender, não gosto de ficar em casa, às vezes eu pegava meu caderno, desenhava, rabiscava todinho, às vezes com raiva mesmo. Com o curso de informática aprendi bastante.”– Aluno do Curso de informática Raian da Silva.

“Aprendi muitas coisas boas neste cursos, tenho que agradecer muito a ADEFIS e ao projeto Bem Viver que nos acolheu, não quero só esse curso não, eu quero mais, fiz muitas amizades, aprendi coisas que não sabia, nem o que significava o empreendedorismo. – Aluno do Curso de empreendedorismo Hozanildo Parente Brás.

“ Foi uma experiência muito boa, quando recebi o convite fiquei muito feliz, eu nunca tive uma experiência desse jeito, de fazer um curso aprendi muito.”– Aluna do Curso de Auxiliar Administrativo Geandria Santos.

Participação em eventos locais

A equipe técnica do projeto foi convidada para compartilhar experiências do Bem viver em programação para a Semana da Pessoa com deficiência, promovida pela APAE Santarém com o título: “A INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO: Um olhar inclusivo sobre o mundo do trabalho”.

Além do público interessado, participaram associados da APAE, familiares e amigos, abordagens acerca da Metodologia do Emprego Apoiado e das atividades do Bem Viver em Santarém foram os conteúdos trabalhados.

Ao final, estabeleceu-se uma parceria quanto aos atendimentos pelo SUS considerando o público do Projeto Bem Viver e os serviços ofertados pelo Centro Especializado de Reabilitação, assim como foram informados os fluxos de atendimentos e a carência de usuários para o alcance dessa política pública.

três mulheres e dois homens posam na área interna da concessionária

Parceria entre Empresas do território

Visitas como na Concessionária da Fiat no território ajudam a entender as oportunidades de oportunidades para mercado de trabalho dentro desta renomada empresa.
É uma franquia em Santarém com mais de 100 colaboradores, dentre as quais 02 desses colaboradores são pessoas com deficiência, é uma empresa com padrões de acessibilidade, porém segundo o gerente reconhecem a necessidade de adaptar e melhorar a estrutura predial.

A empresa dispõe vagas para o cadastro PCD, e na ocasião foi orientado o fluxo de contratação de todos os colaboradores incluindo, indicação do colaborador em Santarém, após é realizado a triagem documental nas cidades de Belém ou Manaus, para as pessoas com deficiência é realizado a avaliação do Médico do Trabalho para assim efetivar as vagas.

Atividades entre os Agentes Diocesanos de Inclusão

São eles pessoas com e sem deficiência, responsáveis por visitar os atendidos pelo projeto, acompanhando as necessidades e os avanços proporcionados pelas atividades.

Capacitados em temas dos direitos e de advocacy, se encontram para trocar os aprendizados e desenvolver novas dinâmicas para aprofundar o diálogo com as pessoas atendidas.

Além disso, são feitas atividades coletivas entre os Agentes e os visitados para debater assuntos mais complexos como a relação entre a pessoa com deficiência e sua família.

círculo formado de agentes diocesanos de inclusão estão em volta ao cartaz do projeto com corações cortados em papel vermelhos. Os agentes tem as mãos estendidas para o centro

“Família: proteção e incentivo à independência.”

O encontro específico contou com a participação da Psicóloga Rita Guimarães que abordou a temática central, dando incentivo aos presentes para serem protagonista da sua história.

Entre dinâmicas e mensagens reflexivas sobre o referido tema, tivemos algumas falas que caracterizam a importância do Projeto Bem Viver na vida dessas pessoas.

Gostou do trabalho?

A ADEFIS e a BRASA atuam a partir de captações diversificadas para manter atividades e profissionais envolvidos no apoio a pessoa com deficiência. Se você quer ajudar as ações sociais, fruto dessa parceria, acesse a nossa página de doações e veja como apoiar com qualquer valor, ou assine a nossa Newsletter para conhecer mais do trabalho dessas ONGs.