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Campanha “Respeitar Proteger Garantir”

BRASA é colaboradora de “Respeitar Proteger Garantir”. O nosso site permanecerá com o banner visível da campanha até a conclusão da mesma, informando aqui e nos seus canais Facebook e Twitter de qualquer evolução e acontecimento relacionado.

A campanha

A proteção integral das crianças e adolescentes durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 é o foco da campanha conjunta, em âmbito nacional e internacional, “Respeitar Proteger Garantir – Todos Juntos pelos Direitos das Crianças e Adolescentes”. A expectativa é que as ações de mobilização e engajamento ultrapassem o período da competição e sejam replicadas e disseminadas em todos os eventos de grande porte realizados no Brasil.
A iniciativa pretende envolver o máximo de instituições, governos e organizações da sociedade civil durante a maior competição esportiva do mundo, na prevenção de cinco violações de direitos de crianças e adolescentes consideradas as mais recorrentes em grandes eventos: a exploração sexual infantojuvenil, o trabalho infantil, o uso de álcool e outras drogas, crianças e adolescentes em situação de rua e crianças e adolescentes perdidos ou desaparecidos.

Ações

Além de informar à população e aos turistas sobre as violações dos direitos das crianças e adolescentes, a campanha divulga os principais canais de denúncia ao público e aos turistas para que acionem o Sistema de Garantia de Direit- os (SGD) a qualquer sinal de violação: o Disque 100 e o aplicativo Proteja Brasil.
Durante as Olimpíadas, também serão instalados plantões integrados pelo Comitê de Proteção Integral a Crianças e Adolescentes nos Megaeventos do Rio de Janeiro, locais com todo o suporte técnico, o que envolve cerca de mil profissionais, para prestar esclarecimentos ao público durante os jogos. Os plantões integrados estarão identificados com a marca da campanha. A ação também contará com mais de 100 voluntários que vão atuar na sensibilização da população e tirar dúvidas sobre as principais violações.
Cartazes, banners e a entrega de brindes e folders fazem parte da campanha, assim como a divulgação nas redes sociais – Facebook, Twitter e Instagram. A campanha também conta com a participação do atleta de saltos ornamen- tais Hugo Parisi e da atriz Elizabeth Savala, que apoiam a ação de maneira solidária e sem envolvimento financeiro.
A expectativa é que a sociedade se engaje na campanha por meio das hashtags #EuRespeito #EuProtejo #EuGaranto e se sensibilize sobre a importância da proteção integral da criança e do adolescente. Durante os jogos, os voluntários também incentivarão o público dos Boulevards Olímpicos a postar fotos e textos sobre a campanha.

O projeto

A campanha faz parte do projeto “Rio 2016: Olimpíadas dos Direitos da Criança e do Adolescente”, uma continuidade da ação promovida para a Copa do Mundo FIFA 2014 que, à época, tinha como meta o combate à exploração sexual infantil.
A realização é da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com cofinanciamento da União Europeia (UE) e parceria do Viva Rio, da italiana ISCOS Piemonte, da Rede Internacional End Child Prostitution, Pornography and Trafficking (ECPAT) (França), das prefeituras de Porto Alegre (RS) e do Rio de Janeiro (RJ) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef ).
A iniciativa também conta com o apoio do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania, da Rede Mercocidades, do Programa de Cooperação 100 Cidades para 100 Projetos Brasil-Itália, da Childhood Brasil, do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adoles- centes, do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), da ECPAT Brasil, do Centro de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes do Rio de Janeiro (Cedeca-RJ), do Comitê de Proteção Integral a Crianças e Adolescentes nos Megaeventos do Rio de Janeiro, do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpi- cos Rio 2016 e da Rede de Gestores formada por representantes das cidades de Fortaleza/CE, Rio de Janeiro/RJ, Porto Alegre/RS, Natal/RN, Recife/PE, Salvador/BA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Cuiabá/MT, São Paulo/SP, Curitiba/PR, Manaus/AM, São Luís/MA.
Também colaboram com o projeto: o Ministério Público do Trabalho, a Fundação Abrinq, a AccorHotels, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do estado de São Paulo/SP (ABIH-SP), a Associação Brasileira de Agentes de Viagens do Rio de Janeiro (ABAV-Rio), o Shopping Madureira, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), o Instituto Invepar, a Lamsa, a VIA 040 e o GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, a Ancar Invanhoe Shopping Centers, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), a Happy Child, a Latam, a Brasil Saúde & Ação (Brasa), o Sistema Nações Unidas no Brasil, a ANDI – Comunicação e Direitos, o Canal Futura e o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB).

Como participar

Empresas, instituições da sociedade civil e governos estaduais e municipais interessados em aderir à campanha devem entrar em contato com a FNP, pelo e-mail projetos@fnp.org.br. Entre as possibilidades, poderá solicitar, sem custo, a produção de peças específicas com a identidade visual da campanha. Nesse caso, deverá enviar a logomarca e arcar com os custos de impressão e distribuição.
Nos espaços de interação e exposição da marca do parceiro será feita a inserção da marca na barra de logos, no espaço destinado aos colaboradores da campanha, em peças produzidas com o uso de banco de imagens e de atletas e membros da comissão técnica que não tenham qualquer ligação com as Olimpíadas atualmente. Isso inclui peças impressas e peças usadas nas redes sociais.
Uma parte das peças contará com a participação de atletas ligados às Olimpíadas, obedecendo às regras do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A marca dos parceiros também será inserida no site da FNP, realiza- dora do projeto, no material sobre a campanha, além da possibilidade de citação da organização parceira em matérias produzidas para o site e releases. A marca também será inserida em matérias do Jornal da FNP, enviado mensalmente a todas as prefeituras. A tiragem do jornal é de 10 mil exemplares por edição.

Contatos

Articulação institucional:
Denise Carvalho
Telefone: +55 61 3044 9819 ou +55 61 9555 5661
email: projetos@fnp.org.br

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Um comentário

  1. Muito interessante tal ação, entretanto, cabe destacar, que o tema não merece ser posto em pauta apenas em megaeventos.

    É um tema que precisa pertencer a agenda de qualquer governo permanentemente.

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