O Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, esteve em Maputo para uma visita de Estado a Moçambique. Elisa Morrone, Coordenadora Nacional da AIFO, foi convidada para a recepção, um grande reconhecimento pelo que a AIFO vem fazendo no país há anos.

“Tudo isso foi muito emocionante para mim, além de um privilégio! Mas o mais significativo foi a simplicidade, a cordialidade e, ao mesmo tempo, o profissionalismo que estas três pessoas, que vêm de “cima”, demonstraram. Com sua aparência e suas palavras, eles trouxeram gratidão e proximidade ao povo moçambicano e a nós, italianos, que trabalhamos no país”.

Em 5 de julho, Elisa participou de uma reunião entre a Vice-Ministra e as OSCs italianas presentes em Moçambique; em 6 de julho, foi convidada a participar da visita do Presidente Mattarella ao Centro de Saúde dos Sonhos da Comunidade de Sant’Egidio e, no mesmo dia, participou da reunião de saudação do Presidente com alguns representantes da comunidade italiana em Moçambique, incluindo a AIFO como uma ONG.

“Esta visita muito breve do Presidente da República Italiana, acompanhado de sua filha Laura Mattarella e da vice-ministra das Relações Exteriores Marina Sereni, foi muito sentida pela comunidade italiana em Moçambique, justamente porque estivemos diretamente envolvidos em vários momentos e ocasiões.
Pessoalmente e em nome da AIFO, sou grata por esta oportunidade em reconhecimento ao Presidente pelo grande trabalho que realizou no país nos últimos 48 anos com o povo moçambicano”.

Na foto Elisa Morrone, coordenadora da AIFO em Moçambique, aperta a mão do Presidente da República Sergio Mattarella.

imagem colorida em vertical de mulher de pele branca e cabelos ruivos cacheados, ela segura as mãos de um homem de pele clara e cabelos grisalhos, usa terno preto

AIFO é uma ONG internacional de origem italiana, fundada em 1961, com 670 associados e 43 grupos de voluntários na Itália. Atualmente gerencia 38 programas em 15 países da Ásia, África e no Brasil, e colabora com instituições governamentais e com várias ONGs locais e internacionais. A BRASA foi instituída no Brasil em 2013 para dar continuidade às atividades desenvolvidas no Brasil desde 1961 pela AIFO – Associação Italiana Amigos de Raoul Follereau, organização italiana para a cooperação internacional nas áreas social e de saúde. BRASA mantém com a AIFO estreita relação institucional e intercâmbio, compartilhando princípios e diretrizes de ação.

Clique para conhecer mais sobre a BRASA.