Desde o final do ano passado, a Diretoria da Organização Holandesa que atua no controle mundial da Hanseníase, a DAHW, anunciou o fim da atuação em pesquisa, projetos sociais e programas de saúde no território brasileiro.

“Com muito pesar comunicamos, assim, nossa retirada como DAHW do cenário de enfrentamento à hanseníase nesses locais no final de 2023, e no Brasil especialmente, já no fim de 2022. Ao mesmo tempo, expressamos aqui nossa gratidão por ter contado com o apoio e parceria de tantas instituições e pessoas ao longo desses 63 anos de atuação no Brasil.” – Trecho retirada da Carta Aberta da Comissão Executiva.

Clique para conhecer mais sobre a DAHW. 

A Associação BRASA é parceira direta da DAHW em muitos projetos, fazem parte da Aliança contra a Hanseníase no Brasil, também conhecida pelo nome original de ILEP. Ao final de 2022, a BRASA foi requerida como um pedido final dessa colaboração entre organizações com o objetivo comum de desenvolver conhecimento para melhorar a capacidade de diagnóstico, recuperação, reabilitação e de inserção social das pessoas atingidas pela doença.

Assim, a BRASA para a abrigar três cursos desenvolvidos e disponibilizados virtualmente no site da DAHW Brasil que logo estará fora do ar. E por isso, mantém esse conhecimento em legado do que foi produzido pela DAHW no nosso território e no contexto do cuidado de saúde nacional, considerando a estrutura de saúde brasileira do SUS.

São três cursos diferentes que podem ser encontrados no link: www.brasa.org.br/cursos 

  • Curso Básico de Formação em Hanseníase –  O Curso é dividido em cinco módulos interativos, com vídeos curtos, informações claras e que tornam o aprendizado prazeroso e fácil.
  • Ciclo de Formação Online com os módulos1.Diagnóstico – Clínico e Diferencial 2.Hanseníase – Histórico e Epidemiologia 3.Modo de Transmissão 4.Classificação – Formas Clínicas 5.Tratamento – Esquemas Pb / Mb e Esquemas Substitutivos 6.Reações – Tipo I e Tipo II 7.Autocuidado
  • Webinário sobre Diagnóstico, tratamento e Vigilância da Hanseníase – Contamos ao todo com mais de 80 participantes, a maioria da Atenção Básica de vários municípios do Estado. Apesar de ser focado em questões técnicas do Maranhão, o Webinar aborda de forma técnica e clara questões que são gerais da hanseníase no Brasil, se tornando uma ferramenta de aperfeiçoamento importante a todos os profissionais de saúde, em âmbito nacional

Para mais conteúdo, você também pode acessar a página de materiais produzidos internamente, com a colaboração de profissionais da saúde parceiros na luta contra a hanseníase. Como no projeto “Hanseníase em Redes de Interface, saúde, educação e sociedade.”