O Coordenador-Geral da BRASA Stefano Simoni participou, entre os dias 22 e 25 de novembro, de mais uma etapa do projeto Sonhação, que ocorreu em Mossoró.

Organizado pela Rede PRECISA (Rede de Pesquisa, Práticas, Ensino e Cooperação Internacional com o Semiárido), aconteceu nos dias de 22 a 25 de novembro o Encontro de Sistematização da Atividades 3 do projeto Sonhação.
O encontro teve a presença de participantes de 4 diferentes regiões do Brasil: Maranhão, Amazonas, Espírito Santo e, naturalmente, Rio Grande do Norte, com Mossoró.

Além disso, participaram membros do comitê de gestão do projeto, formado por membros da COSPE (organização da sociedade civil proponente do projeto), BRASA e Rede Unida.

A programação iniciou com umas visitas a serviços significativos do território mossoroense, como o Ambulatório LGBTT+ da UERN, o Consultório na Rua, o programa Sementes Urbanas da UBS Dr. Epitácio e o CAPS II Antônio Herculano.

Sucessivamente, houve no dia 23 uma roda de conversa sobre as visitas realizadas e a definição da metodologia de trabalho de sistematização das experiências vividas durante o inteiro ano do projeto Sonhação. 
O aprofundamento experiencial e vivencial continuou com um círculo de cultura, seguindo a metodologia freiriana, e com um vivência de biodança.

O dia 24 começou com um acolhimento cenopoético onde as palavras, a poesia e a vivência de educador popular do Ray Lima, que contribuiu a popularizar o conceito da “Sonhação” (colocar em movimento, em ação os sonhos de educação popular e de construção ampla de um cuidado integral da pessoa) conduziram a uma fase de compartilhamento de recuperação do vivido pessoal, social e profissional com relação ao projeto Sonhação.

No dia 25, após a visita ao Consultório Familiar do Hospital Maternidade Almeida Castro, houve o lançamento da Cartilha de Retificação do Nome Civil e a sucessiva reunião entre participantes focou nas perspectiva de desenvolvimento e ampliação das ações do projeto, sobretudo a partir da grande rede de contato e afetos que se estabeleceu durante o ano entre os 4 territórios brasileiros que deram vida à Sonhação.

Sonhação é um projeto que tem como objetivo o fortalecimento dos cuidados de saúde territorial em chave comunitária e das redes de parceria entre os territórios da Emília-Romanha (Itália) e o Rio Grande do Norte, Amazonas, Espírito Santo e Maranhão (Brasil). Especificamente, Sonhação entende desenvolver um programa de apoio às figuras estratégicas das redes de cuidados de saúde territorial, atuando com metodologias e ferramentas de implementação entre a Itália e o Brasil.