O 14º Workshop Internacional Laboratório Ítalo-Brasileiro de Formação, Pesquisa e Práticas em Saúde Coletiva será sediado na Itália, em Bolonha, nos dias 13 a 24 de fevereiro.

Esta edição leva como título: “Para uma reforma da assistência territorial a partir de uma perspectiva comunitária e trans local” em que apresentaremos o projeto Sonhação/Sogn(a)zione – sonhos em ação: diálogo entre a Itália e o Brasil para uma assistência territorial orientada para a comunidade.

Baixe aqui o programa completo.

Apesar de suas diferenças, os dois contextos (o italiano e o brasileiro) apresentam algumas convergências relacionadas aos desafios atuais das políticas públicas universalistas no campo da saúde, incluindo o fortalecimento da atenção territorial numa perspectiva comunitária e internacional, também diante das evidências amadurecidas durante a pandemia.

As mudanças epidemiológicas, sociais, culturais e ambientais aceleradas pela pandemia tornam urgente orientar os serviços de saúde para uma visão epistemológica do “cuidado” como uma prática situada e embutida nas interrelações entre os contextos/lugares e os diferentes seres vivos.

Não é coincidência que os mesmos 17 objetivos da ONU (Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável) identifiquem um plano de ação para as pessoas, o Planeta e a prosperidade como elementos interligados. A OMS – Organização Mundial da saúde também afirma esta perspectiva através do pressuposto da abordagem de Uma Saúde; vivemos em um sistema do qual fazem parte pessoas, animais, plantas e o meio ambiente integrado, no qual todos nós estamos imersos.

Portanto, não há apenas indivíduos e comunidades, não há apenas a espécie humana a ser preservada: a saúde do planeta e todos os seus habitantes devem ser iguais. Somos todos elementos de um sistema único, no qual a saúde de cada elemento humano, animal ou ambiental é estreitamente interdependente da dos outros.

Em segundo lugar, ficou claro que os serviços territoriais não só desempenharam um papel fundamental nas estratégias de combate à pandemia, mas também se tornaram o fulcro para garantir respostas de proximidade, para aumentar a capacidade de uma comunidade de exercer um papel ativo nas orientações de cuidado inspiradas pela visão referida. Não é por acaso que nos dois contextos, diante da crise sanitária causada pela propagação do vírus, a importância das redes sociais comunitárias no apoio às formas solidárias de ajuda se tornou visível, especialmente para as pessoas envolvidas em processos de vulnerabilidade, e do sistema de serviços territoriais em se tornar proximal, garantindo o direito à saúde graças à presença de políticas de saúde universalistas. Isto é mais evidente no Brasil, onde para a “necropolítica” do governo federal, o SUS (Sistema Único de Saúde) conseguiu combater a propagação e implantar estratégias de tratamento graças às escolhas autônomas feitas pelos Estados e Municípios.

Esta divisão forçada é a verdadeira causa da catástrofe socioambiental que caracteriza o Antropoceno: só rejeitando a ideia de que os seres humanos são superiores a outras formas de vida é que poderemos revalorizar as nossas vidas e, simultaneamente, ter a possibilidade de restabelecer uma relação correta com o planeta. Em particular, Krenak diz que os ‘povos originais’ neste momento podem dar-nos um exemplo de um modo de vida diferente.

A Programação completa do Workshop está divida nas modalidades satélite, eventos temáticos com visitas guiadas e encontros estratégicos do Sonhação, entenda melhor pelo link.

PARTICIPAÇÃO ONLINE: FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
https://forms.gle/jNqtqGJ5KPLu8NmHA

PARTICIPAÇÃO PRESENCIAL: FORMULÁRIOS DE INSCRIÇÃO PARA OS EVENTOS PRINCIPAIS:
20 de Fevereiro Evento oficial de abertura do Laboratorio Bolonha,
h. 15.00-18.00 https://regioneer.it/ita-bra-20feb

21 de Fevereiro “Imaginando políticas para os próximos anos: reflexões conjuntas entre a Região da Emilia-Romanha e o Brasil” Bolonha, h. 15.00-18.00
https://regioneer.it/ita-bra-21feb

22 de Fevereiro “Para uma reforma da assistência territorial a partir de uma perspectiva comunitária” Bolonha, h. 15.00-18.00
https://regioneer.it/ita-bra-22feb

23 de Fevereiro “Saúde mental no território” Modena, h. 15.00-18.00
https://regioneer.it/ita-bra-23feb