ADEFIS realiza imersão na sede da BRASA – Associação Brasil Saúde e Ação e Instituto Jô Clemente – IJC, entre os dias 27 de junho e 1 de julho. A programação de formação foi desenvolvida durante a semana, nos turnos manhã e tarde. Na perspectiva da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e em suas práticas sociais.

A equipe da ADEFIS pode conhecer o espaço físico do Instituto Jô Clemente, localizado na zona Sul de São Paulo. Um local rico de serviços em atendimento a pessoa com deficiência, especialmente intelectual. São oferecidas atividades de desenvolvimento corporal, de saúde, psicossocial e até mesmo de treino para inclusão no trabalho.

Ládia Rufino, tesoureira e Assistente social da ADEFIS está sentada ao lado de colegas gesticulando

Claudionor Araújo em visita ao Instituto Jo clemente, ele está com um boné preto e usa um crachá de identificação de visita

equipe da ADEFIS em frente ao logo da instituição IJC.

A formação possibilitou um amplo entendimento sobre a Metodologia do Emprego Apoiado, também usado nas atividades do projeto BEM VIVER e as práticas do IJC, onde ainda foi possível presenciar a aplicação de Entrevista Inicial, Descoberta de Perfil, Psicodiagnóstico, Acompanhamento pós colocação, autodefensoria, mapeamento, prontuário eletrônico – THASI.

A formação acerca do setor jurídico social, relaciona-se a orientações sobre direitos e deveres da pessoa com deficiência, encaminhamentos saúde/escola, benefícios, vale-transporte. É um setor transversal que perpassa atendimentos em casos de violência, estimulação aos pequenos, longevidade, inclusão dentre outras.

Os encontros entre BRASA e ADEFIS foram formativos e de atualizações institucionais. Claudionor Araújo é presidente das duas instituições. Além da Conselheira Fiscal da BRASA, Jéssica Caetano ser também parte da equipe Técnica da ADEFIS.

No viés da formação, com a BRASA foram contextualizados a dinâmica e todos os processos burocráticos que circundam a referida instituição, os projetos em vigor, seus planos e estratégias e principalmente, práticas de construção de projetos sociais.

Todos os envolvidos no processo foram apresentados a começar por; Pâmela – contadora contábil fiscal e RH financeiro. Gabriela Nutricionista e analista de Mobilização de recursos/projetos. Débora Manzano comunicação publicitária. Amanda Castro – Psicóloga e Técnica de Inclusão. Warlisson Oliveira – Pedagogo e Técnico de Inclusão. Ládia Rufino – Assistente Social e Coordenadora local do Bem Viver. Claudionor Presidente da BRASA e ADEFIS. Stefano Simoni Coordenador Geral.

Foi um momento muito importante. A imersão abre novas possibilidades de entendimentos sobre assuntos visto parcialmente em nosso município, a equipe planeja um futuro momento de continuação do projeto Bem viver que completa 3 anos de execução em Santarém e já colhe excelentes resultados na inclusão da pessoa com deficiência.