A Associação Brasil Saúde & Ação- BRASA e a Associazione Italiana Amici di Raoul Follereau- AIFO, parceiras da Pastoral do Menor de Abaetetuba, congratulam-se por mais uma conquista da PAMEN.  Abaetetuba é um município localizado no Estado do Pará, com população estimada em cerca de 147.000  habitantes,  onde a Pastoral desenvolve trabalhos de fundamental importância para a formação e desenvolvimento  de crianças e adolescentes em situação de risco social.

Mensagem da Coordenadora da PAMEN

“É com muita alegria que comunicamos a todos os parceiros, colaboradores, educadores, e principalmente aos meninos e meninas que atendemos, que a Pastoral do Menor de Abaetetuba, foi contemplada mais uma vez como VENCEDOR REGIONAL do Premio Itaú UNICEF 2013.

Agradecemos a todos que contribuíram e colaboraram para este Projeto especificamente da Escola de Cidadania “Formando adolescentes para o Futuro”. Este mérito é dos adolescentes , que um dia nos pediram que queriam participar do processo de construção, mas para isso precisavam de conhecimentos e de formação, então, eles nos impulsionaram a inaugurar e construir com eles uma escola que tivesse o objetivo de formá-los e prepara-los para serem cidadãos ativos e participativos dentro de seus espaços de convivência e contribuírem com uma sociedade mais justa e solidária.

Mais uma vez a razão de existir da Pastoral do Menor foi sonhada pelos “nossos meninos” . Que este querer sirva de exemplo para todos nós. E aproveitando deste momento, e desta experiência levada como referência a nível nacional e internacional a vários grupos, Escolas e instituições, possa se ampliar e ser compartilhada por todos, para dizer que é necessário repensar a Participação de nossos adolescentes. Os novos olhares e novos desafios que devemos perceber para continuar nesta caminhada. E que esta experiência junto aos adolescentes, nos fortaleça e motive a continuar fazendo o bem e construindo a justiça social e aos educadores que são os grandes incentivadores e parte dessa história, sintam-se felizes e realizados , pois o reino de Deus se concretiza por meio da missão de todos vocês, que acreditam que podemos construir um mundo melhor com os adolescentes protagonizando esta história.

Mais uma vez o trabalho de tantos anos feito na “surdina”, como dizia D. Luciano Mendes , fundador da Pastoral do Menor, se torna visível pelos próprios meninos e meninas. Agora juntos, vamos, rumo a Grande Final, com a mesma missão de promover a vida de nossas crianças e adolescentes!

PRA FRENTE ADOLESCENTE, POR UM MUNDO DIFERENTE!

Regina Vilhena

Coordenadora Diocesana da Pastoral do Menor

Diocese de Abaetetuba- Pará”