BRASA atua no Brasil em parceria com várias instituições, governamentais e não governamentais, dando suporte técnico e financeiro em duas áreas: hanseníase e reabilitação, esta última incluindo reabilitação física e social e neste grupo atuamos também com crianças e outros grupos (mulheres, indígenas, etc.) em situação de vulnerabilidade social.
O ano de 2015 trouxe em seu bojo algumas mudanças dentro da BRASA, como a contratação de um Coordenador Geral, além de modificações na estrutura organizacional e operativa, buscando maximizar o potencial da instituição. Junto às instituições parceiras, as atividades foram mantidas conforme documentos de projetos apresentados e aprovados pela BRASA.
As visitas realizadas pela equipe BRASA aos projetos apoiados constatam um envolvimento cada vez maior das equipes executoras, totalmente comprometidas no desempenho das atividades propostas e na contribuição para a melhoria social dos grupos alvos dos projetos e, de consequência, da comunidade como um todo.
Objetivando o máximo de transparência, mas também a divulgação dos trabalhos executados pelos nossos colaboradores locais, a BRASA publica uma síntese dos relatórios enviados pelas instituições parceiras. Neste artigo apresentamos o relatório do Projeto Porto Nacional Hanseníase.

 

PROJETO PORTO NACIONAL Hanseníase – em parceria com a COMSAUDE – Comunidade Saúde e Desenvolvimento – Porto Nacional/TO

Atividades desenvolvidas em 2015
O Projeto de Hanseníase é desenvolvido pelo SAE- Serviço de Atendimento Especializado – instituição pública, com parceria da COMSAUDE e desta com a BRASA.

Além das ações de controle da doença – diagnóstico, tratamento, cura, exame de contatos, fisioterapia -, uma atividade de relevante importância é o Autocuidado, com reuniões mensais de pessoas atingidas pela hanseníase e seus familiares, com promoção de orientações sobre cuidados e outros temas de saúde importantes para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e ex-pacientes.

Em dezembro de 2015, foi realizado o 10º  Encontro  do Autocuidado, encerrando essa atividade para o ano de referência, onde os participantes tiveram oportunidade de verbalizar  os pontos positivos e negativos em relação a todos os encontros do corrente ano e suas perspectivas para o ano de 2016.

  • Foram unânimes os relatos no tocante aos pontos positivos tais como a importância de ter descoberta a doença, participação da família, a troca de experiência, socialização e união do grupo,  a parceria da médica Drª Célia no grupo,  satisfação com trabalho da equipe,  eficiência na resolutividade das demandas, conquistas de muitos sonhos como bens materiais e outros e  por fim agradeceram a  Deus  por tudo.
  • Depoimento de uma paciente nova: “já não tinha mais esperança, estava desesperada, passei por vários médicos, ninguém descobria que eu tinha hanseníase, tinha pretensão de não voltar mais em nem um  médico.   A minha salvação foi ter encontrado uma assistente social que   me encaminhou para o SAE. Aqui sim, encontrei uma equipe comprometida que resolveu meu problema”.
  • No que tange aos pontos negativos foi enfatizado que às vezes houve pouca participação dos integrantes, algumas perdas como, por exemplo, pessoas da família e outros.

Em relação às perspectivas para o ano de 2016 todos disseram que esperam maior participação dos integrantes e novos participantes, novas conquistas, com agradecimentos a Deus por participarem do referido grupo.

A coordenadora do SAE informou que solicitou para a SEMUS – Secretaria Municipal de Saúde,  a possibilidade de não mudar a equipe  do mesmo, devido ser prejudicial a constante rotatividade de servidores, causando assim influência direta e indireta no tratamento. Motivou a todos a frequentar a fisioterapia e desejou que o ano de 2016 seja melhor que o ano vigente.

No encontro de dezembro houve brincadeira do “amigo doce”, sorteio de presentes, almoço, e bolo de aniversário sendo que uma integrante solicitou para comemorar seu aniversário com o grupo.