Capa / Brasa / Relatório encontro mensal do grupo de autocuidado do SAE, Porto Nacional
encontro_autocuidado_sae_set16_71

Relatório encontro mensal do grupo de autocuidado do SAE, Porto Nacional

O encontro aconteceu no Auditório do CEME/SAE, em Porto Nacional/TO, de 8:00h até 11:00h. Os participantes foram recepcionados pela Assistente social Lelice, que deu as boas-vindas a todos.

Vale ressaltar o número expressivo (15) de participantes que compareceram, sendo que alguns deles estavam ausentes há muito tempo. Dessa forma, percebe-se a importância da busca ativa por parte da equipe organizadora.

Seguiu-se um momento de oração, no qual os usuários foram convidados falar sobre suas intenções. Vários deles pediram, em suas orações a resolução de problemas de saúde em suas famílias.

O café da manhã foi servido, resultando em um momento de confraternização entre os presentes. Como já antes concordado, a mesa permaneceu posta durante toda reunião, para livre acesso de todos.

Logo depois, iniciou-se uma roda de conversa como o tema “Preconceito e Resiliência”, intermediada pela Assistente Social Lelice e a fisioterapeuta Hevelyn. Nesse momento, os participantes puderam falar sobre suas experiências em relação á Hanseníase e demais temas pertinentes. Havia dois pacientes participando pela primeira vez, os quais se beneficiaram  bastante com os relatos dos demais, á medida em que também socializaram, expondo suas experiências. É importante observar que esse é um momento essencial do encontro, já que atinge a um dos objetivos principais do grupo de autocuidados, que é a troca de experiências.

As estagiárias do Serviço Social propuseram a dinâmica do “Futebol de Balão”, a qual proporcionou grande interação e descontração no grupo, além de incentivar a prática de atividade corporal. Os participantes se divertiram bastante com a atividade e sinalizaram positivamente em relação á prática.

Posteriormente, a Dra. Célia Bastos explicou aos presentes temas sobre a hanseníase, solicitados pelos mesmos. Dentre eles, pode-se citar: reações tipo I e II; dúvidas sobre a medicação; sintomas em geral (dor, choque, formigamento…).

O encontro foi finalizado pelas profissionais supracitadas. Houve um momento para os informes e avaliação  e já foi marcado o próximo encontro, para o dia 3 de outubro.

Lelice de Sousa e Silva Soares e Eliane Wanderlei de Brito
Coordenadoras do Grupo de Autocuidado

Este slideshow necessita de JavaScript.

Check Also

AIFO realiza festival da Cooperação Internacional

Prevenir e reduzir, por meio do trabalho educativo, nutricional, médico e social, as desvantagens e ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *