O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da COMSAÚDE, parceira de longa data da BRASA e da AIFO, está voltado para o atendimento de pacientes com doenças sexualmente transmissíveis/Aids, tuberculose e hanseníase. É um serviço de referência que presta atendimento ambulatorial, composto por uma equipe multidisciplinar com diagnóstico e tratamento medicamentoso, incluindo profilaxia, assistência farmacêutica, enfermagem, fisioterapia, infectologia, clínica geral, urologia e tisiologia (doenças pulmonares respiratórias).

O SAE está vinculado com o Programa de combate à Hanseníase de Porto Nacional.

Os objetivos do programa de combate à Hanseníase são:

Manter parceria com a Secretaria Municipal e Estadual de saúde procurando colaborar nas execuções dos programas do Ministério da saúde.

Diagnosticar e tratar casos de Hanseníase e trabalhar com educação em saúde na comunidade, através de palestras nas escolas e elaboração de material educativo, como folders, panfletos, cartazes e outros.

Acompanhar e visitar os pacientes a fim de evitar o abandono do tratamento.

Atuar como colaboradora na descentralização das ações que realizam o diagnóstico e tratamento para centros de saúde, propiciando treinamento para as equipes nos postos de saúde.

Combater o preconceito da doença e promover a integração dos pacientes com a sociedade.

Faz parte das atividades do SAE um Grupo de Autocuidado dos pacientes hansenianos, que se reúne regularmente. Publicamos a seguir alguma foto da reunião do Grupo de Autocuidado do mês de outubro de 2015.