VII FONDIPIS Ubuntu: o SUS é porque nós somos!

Em sua VII edição o FONDIPIS tem como tema norteador: “Ubuntu: o SUS é porque nós somos! Construindo saúde com equidade e interseccionalidade com o povo”.

De origem africana, a palavra Ubuntu representa uma filosofia que defende a humanidade em todos e para todos, nas palavras do Teólogo Desmond Tutu “Ubuntu é uma maneira de estar na vida. É uma palavra que condensa a verdadeira essência do que é ser Humano. A minha humanidade está intrinsecamente ligada à tua e, por isso, eu sou humano porque pertenço, participo e partilho de um sentido de comunidade. Tu e eu somos feitos para a interdependência e para a complementaridade”.
Assim, em razão do Sistema Único de Saúde (SUS) ser construído por muitas mãos e reafirmado a cada instante por um povo que compreende a saúde pública brasileira como um direito universal, integral e equitativo, o qual encontra-se transversal em todas as esferas da vida, é que a filosofia Ubuntu torna-se tão pertinente, em especial para a contínua defesa de um SUS presente e com qualidade para todos/as/es.
Além disso, o FONDIPIS em sua sétima edição permanece com a intenção de promover e solidificar espaços coletivos que valorizem o saber popular com o objetivo de fortalecer a democracia e a justiça social mediante o desenvolvimento de reflexões acerca da participação da sociedade civil na construção de estratégias de cuidados à saúde em seu sentido mais amplo. Portanto, para que estes fins sejam alcançados, é imprescindível a constante valorização e a defesa do SUS por meio de uma visão crítica e reflexiva acerca das políticas afirmativas, visando a garantia de um cuidado em saúde sob uma perspectiva emancipadora.

Com o apoio da Rede Unida, o VII Fórum Internacional de Diálogos e Práticas Interprofissionais em Saúde (FONDIPIS), acontecerá entre os dias 31 de Janeiro e 02 de fevereiro de 2024 na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), no município de Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte.

Para mais informações confira a página oficial do evento: https://redeunida.org.br/pt-br/evento/29/menu/vii-fondipis/

VII FONDIPIS