Como viemos acompanhando, o Brasil voltou para 2003, mas no pior dos sentidos, voltou a ser o país da fome. Isso não somente nos últimos anos de pandemia da covid-19, mas com a sobreposição de crises que estamos enfrentando e principalmente, a forma como estamos lidando

É o que diz o Inquérito Nacional sobre insegurança alimentar, realizada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (PENSSAN) com o apoio da ActionAid, Oxfam Brasil, Fundação FES Brasil, Instituto Ibirapitanga e executada pela Vox Populi.

Confira aqui a publicação completa.

A pesquisa faz um alerta a toda a sociedade para a urgência da necessidade de políticas públicas e emergenciais que não só tem o papel de alimentar dignamente a nossa população, mas também para que se proteja e sobreviva à pandemia da covid-19.

A rede PENSSAN baseou-se em amostra probabilística de 2.180 domicílios em todas cinco regiões brasileiras nas áreas urbanas e rurais do país.

Desigualmente, os/as moradores(as) de 25% dos domicílios do Norte e do Nordeste vivem com rendimentos mensais abaixo de 1⁄4 do Salário mínimo per capta, comparados com 10% nas regiões Sul-Sudeste e Centro Oeste.

A insegurança alimentar considerada grave aumentou em 19% das famílias, em que algum integrante perdeu o emprego, nas regiões norte e nordeste foram as que mais houveram perda de emprego durante a pandemia – Trecho extraído do Inquérito de Segurança Alimentar e COVID-19 no Brasil

A região Norte do Brasil, território em que atuamos por diversas parcerias, entre elas, com a COMSAÚDE em Porto Nacional no Tocantins, está apontada na pequisa como aquela que apesar de ter 7,5% dos habitantes do Brasil, abriga 14,9% do total dos que passam fome.

Ações pela Redução da Fome

A COMSAÚDE – Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação é uma Organização não-governamental que desenvolve diversas ações comunitárias, em especial com crianças e adolescentes e está lançando a campanha Sopão solidário, que tem o objetivo de solicitar apoio em alimentos ou financeiros para fornecimento de sopas para 25 famílias (aproximadamente 85 pessoas) em vulnerabilidade e insegurança alimentar grave, situação essa que tem se agravado com a Pandemia do Covid-19.

Essas famílias apresentam dificuldades no momento para conseguir alimentar seus membros, na obrigação de cumprir o isolamento social.

A sopa será distribuída no Centro das Crianças Drª Heloisa Lotufo Manzano, no setor parque Eldorado, inicialmente uma vez na semana, assim que conseguirmos mais doações serão realizadas mais vezes, durante a distribuição cada família recebe uma quantidade de sopa relativa ao número de integrantes.

Paralela à distribuição de sopas essas famílias serão inseridas em atividades de geração de renda, cultivo de hortas caseiras ou comunitárias, aproveitamentos dos seus quintais e formação em Direitos humanos e cidadania.

Conheça os projetos da COMSAÚDE pela segurança alimentar das famílias do município de Porto Nacional.

Faça sua doação

Banco do Brasil: Agência: 1117-7, Conta corrente: 3242-5, Comunidade de Saúde, desenvolvimento e Educação.
PIX: 01.189.836/0001-49