Associação BRASA lamenta a conclusão do trabalho da ONG Alemã no Brasil, ambas parceiras na atuação internacional no controle da hanseníase.

A DAHW, por meio de carta aberta, tornou pública a decisão de saída do Brasil e de diversos outros países. Para o cenário de colaboração em prol da saúde das populações marginalizadas, essa saída representa perda enorme.

Carta Aberta – Encerramento das atividades no Brasil

Junto a Organizações parceiras, a BRASA lamenta a retirada da estimada companheira. Foram diversas as ações e projetos sociais que fundamentaram a luta pela mesma missão: O Controle das Doenças negligenciadas e em especial a hanseníase.

Essa é uma luta que está longe de acabar, justamente quando pensávamos de estar avançando na implementação de cursos, atividades locais, pesquisas e eventos, a pandemia da covid-19 aliada ao desaparelhamento do Estado no que tange a saúde, fez com que os diagnósticos diminuíssem e a medicação necessária faltasse em numerosas regiões brasileiras. 

Ainda assim, é “na luta que a gente se encontra” e os frutos do valioso trabalho da DAHW continuarão reverberando na vida das pessoas em que a ONG foi capaz de transformar e nos aprendizados deixados para todo um movimento social.