Na quinta, 04 de novembro de 2021, ocorreu a primeira atividade presencial com crianças da Escola Pluricultural Odé Kayodê. Desde março de 2020 as atividades estavam acontecendo de maneira on-line devido às medidas de distanciamento necessárias para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus transmissor da doença Covid-19.

em sala com paredes amarelas e chão de pedra, crianças improvisam brincadeira em espaços delimitados por bambolê

Nesta primeira atividade estiveram presentes as crianças mais velhas, da turma Pica-Pau. Segundo a educadora, Adriana Rebouças “foi e está sendo emocionante. A proposta de hoje do Fernando foi de reforçar combinados, compartilhar sentimentos… encontro de coração pulsantes. Como é forte a energia dos lugares quando habitados… até as cores mudam. Que seja um tempo de aprendizagens, convivência, principalmente que seja um tempo feliz…”

Conheça os projetos da BRASA com a Escola Pluricultural Odé Kayodê

A atividade faz parte do plano de retorno presencial gradual que envolverá todas as crianças da Odé Kayodê, com atividades ocorrendo com grupos menores nos espaços da escola e outros locais do Espaço Cultural Vila Esperança, respeitando as medidas de proteção e os protocolos sanitários. O ensino continuará sendo remoto durante o último bimestre de 2021 com algumas atividades presenciais. O plano de retorno presencial gradual foi construído conjuntamente pela equipe gestora, educadores e familiares em reuniões realizadas por videoconferência.

 

Movimento de retorno gradual das atividades presenciais

Durante o mês de outubro de 2021 a equipe gestora e educadores da Odé Kayodê, atentos aos movimentos locais e globais, aprofundaram os estudos e desenvolveram um projeto inicial de retorno gradual das atividades presenciais. Para esta elaboração foi ouvido o posicionamento de cada membro da equipe. As informações nesta data davam conta de que no município de Goiás, de acordo com os dados da prefeitura do dia 29/09/2021, 94,07% da população vacinável havia tomado a primeira dose e 57,69% tinham duas doses.

 

fila de três crianças distanciadas para entrar na sala aberta. Ambiente verde e arborizado.

No dia 22 de outubro foi realizada uma assembleia-geral reunindo, por videoconferência, equipe educativa e familiares das crianças. Foi ouvido cada familiar com a proposta de construção coletiva de um possível retorno gradual das atividades presenciais. Na semana seguinte ocorreram reuniões virtuais com os familiares.

 

 

Texto extraído de Espaço Cultural Vila Esperança