O projeto que promove intercâmbio, e conferência de ferramentas de coordenação na área da saúde entre Itália e Brasil. O RERSUS, concluiu seu primeiro ano no dia 30 de Novembro do ano passado, em 2019. Essa troca se da pela integração entre hospitais e universidades da região italiana Emília-Romanha. Empresas de serviços sanitários de Modena, Parma e Romanha, com os municípios brasileiros de Niterói, Nova Friburgo e duas instituições de ensino (UNIRIO e a Universidade Federal Fluminense – UFF).
No evento que aconteceu em Niterói, com o objetivo de discutir e avaliar um ano de RERSUS, a fotógrafa Bianca Maldini retratou o sistema de saúde brasileiro em seu atendimento dentro das comunidades e seus esforços rotineiros para permanecerem funcionando. Além disso, foi em São Paulo, onde capturou cenas da desigualdade social da capital paulista. Essas imagens foram curadas e organizadas numa fotorreportagem e está disponível aqui: Territori in Dialogo – MOSTRA Bianca Maldini_WEB
A BRASA surge da AIFO para continuar a exercer o trabalho social focado nos estados do Brasil, e ambas as ONGs proporcionam e coordenam essas vivências de troca de conhecimento e formação do projeto RERSUS. Para continuar o debate aprofundado acerca dos cuidados intermediários, que será realizada a 9ª edição do “Laboratório ítalo-brasileiro de treinamento, pesquisa e prática em Saúde Coletiva” do dia 17 ao 22 de Fevereiro em Bolonha, Itália.
O Laboratório ítalo-brasileiro é o resultado da colaboração, ativa desde 2014, entre a região de Emília-Romanha (Agência Saúde Regional – Direção Geral de Cuidados Pessoais, Saúde e Previdência Social) e a Associação Brasileira “Rede Unida”, que reúne instituições e pessoas interessadas em consolidar um sistema de saúde justo e eficaz. O laboratório é uma ferramenta para o intercâmbio de boas práticas, colaboração internacional e experimentação inovadora de saúde coletiva, que envolve universidades, órgãos públicos, estruturas Saúde e organizações do terceiro setor (AIFO / BRASA) dos dois países.
Clique aqui para baixar a fotorreportagem.