A análise da PNAD Contínua 2022 – Pessoa com Deficiência permite de efetuar análises qualitativas e quantitativas relevantes e atualizadas sobre a condição da pessoa com deficiência pelo que tem a ver especificamente com educação e trabalho. Estamos falando de análises comparativas com relação ao grupo populacional sem deficiência, por subdivisão regional, por faixas etárias, e com várias outras desagregações de informações.

Agora vamos concentrar nossa atenção nos rendimentos médios reais do trabalho principal, com uma série de simples gráficos que mostram a grande desigualdade ainda hoje existente no país, independentemente da região (Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste), entre os rendimentos de pessoas com deficiência e rendimentos de pessoas sem deficiência.

Resumidamente, o rendimento médio real do trabalho principal de uma pessoa com deficiência é de R$ 1.860 em 2022, de uma pessoa sem deficiência de R$ 2.690. Portanto, a pessoa com deficiência recebe, mediamente, cerca do 69% do rendimento médio de uma pessoa sem deficiência.

Com diferenças de alguns pontos percentuais entre as 5 regiões do Brasil esta tendência se mantém no inteiro país: no Sul e no Centro-Oeste tem menos diferença entre os rendimentos de pessoas com ou sem deficiência, como pode ser visto nos gráficos que seguem.

Porém, mesmo assim, a distância nos rendimentos médios com base na deficiência continua extremamente significativa, e mostra que ainda temos um longo caminho a ser trilhado para alcançar uma condição de equidade de oportunidades para toda a população do nosso país.

As informações aqui apresentadas são extraídas da publicação oficial do IBGE, disponível neste endereço em formato PDF: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv102013_informativo.pdf