A Associação Brasileira de ONGs (ABONG) em parceria com a Ação Educativa, elaborou uma cartilha com medidas de enfrentamento ao racismo na sociedade civil. Uma união de ações coletivas já experienciadas em projetos específicos e bem sucedidos na busca por de equidade racial dentro das organizações.

Leia a Cartilha de Combate ao Racismo Institucional

Esse documento partiu de uma pesquisa que estudou o campo de atuação das ONGs e os cargos ocupados por profissionais negros, até que levassem ao mapeamento de práticas que garantissem um ambiente seguro para esses profissionais.

A diversidade vem sendo uma palavra bastante utilizada nos veículos de comunicação, porém muitas instituições e empresas ainda não fazem campanhas de contratação de pessoas negras, trans ou com deficiência. Algo que possibilitaria novas perspectivas e com isso, inovações não só nas atividades cotidianas, mas também na produção de protocolos e boas práticas para efetivamente melhorar o ambiente de trabalho.

Leia também: Vozes Femininas -Tornando o ambiente de trabalho inclusivo 

É preciso admitir que por vivermos em uma sociedade estruturalmente racista, as organizações sociais também refletem ações de iniquidade a partir da neutralidade, ou seja, na falta dessas políticas de ações afirmativas também perpetuamos a desigualdade racial institucional e estruturalmente.

A cartilha propõe ações e também indicadores de monitoramento das mesmas práticas incentivadas, além de outras reflexões para reconhecer e reparar o racismo institucional.

Conheça a Frente Antirracista da Abong, um programa que reúne diversas ações no combate ao racismo a partir da empregabilidade e da formação de redes de atuação.