A data não é só símbolo de uma luta histórica, mas também memória da importância da união feminina em fortalecimento e proteção das mesmas pela e reivindicação, e conquista de direitos básicos.

Instituída em 1992 no 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, na República Dominicana, a data no Brasil homenageia a líder quilombola, Tereza de Benguela.

Representante da resistência à opressão e escravidão de negros e indígenas no século XVIII, Tereza esteve por décadas no comando do Quilombo Quariterê.

Assista a live de comemoração do Aniversário de 52 anos da COMSAÚDE

As primeiras articulações do movimento negro feminino são registradas a partir do século XIX, enquanto movimento organizado se iniciou na década de 70 com a criação do Movimento de Mulheres Negras.

Diversas pensadoras emergiram como expoentes do feminismo negro em combate a estrutura machista, racista e capacitista que se perdura presentemente.

Vozes Femininas: Pessoas com deficiência lutam para conseguir o mínimo

O período brasileiro de Necropolítica afeta diretamente as mulheres negras seja pela violência nas favelas, o feminicídio, pela desigualdade social avassaladora no enfrentamento a pandemia ou pela fome que vem aumentado dramaticamente.

A BRASA fortalece mulheres negras com projetos de justiça racial, como nos grupos negros e de mulheres do campo no estado do Tocantins pela COMSAÚDE. Promove o empoderamento feminino pelas capacitações que levam a inserção de mulheres com deficiência e em vulnerabilidade social no mercado de trabalho, com projetos no Pará e em São Paulo pela Associação de Deficientes físicos de Santarém (ADEFIS) e o projeto Vozes Femininas, respectivamente.

A Associação de Deficientes físicos de Santarém (ADEFIS) comemora 29 anos no mês de julho

Além disso, com a parceria da Vila Esperança, no estado do Goiás, a BRASA contribui para consolidar o aquilombamento e a valorização de uma educação decolonial com olhar para as raízes africanas e indígenas de forma que a cultura e arte proporcionem auto-estima para a juventude se desenvolver dignamente.

Quer ajudar a BRASA a promover o desenvolvimento sustentável dos menos favorecidos? Faça uma doação ou vire um colaborador recorrente! Toda doação possui imenso valor e significado para BRASA e para os programas e projetos beneficiados, contribua para que possamos continuar a ajudar nossas crianças, mulheres em situação de risco, pessoas com deficiência e pessoas acometidas pela hanseníase.

Cada contribuição ajuda para promover oportunidades de transformação e crescimento nos beneficiários, somando vitórias na luta pelo direito de cidadania de cada ser humano.

Trechos extraídos de: Oxfam Brasil